Ação integrada desmonta operação de garimpo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu Purus

Equipamentos de mineração ilegal foram destruídos por agentes do Governo Federal e Estadual

Uma draga e equipamentos utilizados para prática de garimpo ilegal foram destruídos, durante uma operação integrada realizada entre o Governo Federal e o Governo do Amazonas. A ação ocorreu na quarta-feira (24/05), na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus, localizada no município de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus).

A atividade criminosa foi desarticulada durante a Operação Gana, deflagrada pela Polícia Federal no Amazonas, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Casa Militar do Governo do Amazonas. 

Os agentes chegaram até a draga após denúncias de moradores das proximidades. A equipe de fiscalização chegou até o município de hidroavião e conseguiu localizar a draga após mais de 15 horas de lancha pelo Rio Purus.

A embarcação estava escondida na RDS, que é uma Unidade de Conservação Estadual. Além da draga, também foi destruído o empurrador da balsa e 6 mil litros de diesel, que estavam em poder dos garimpeiros.