Programa Guardiões da Floresta

Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

Foto: Diego Peres/Secom

O programa Guardiões da Floresta é uma reestruturação do antigo Bolsa Floresta. Com a ampliação da remuneração para 28 Unidades de Conservação Estaduais (UCs), a iniciativa se configura como um dos maiores sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) do mundo. 

Na prática, populações tradicionais que assumirem o compromisso formal do desmatamento ilegal zero e a participação em atividades que promovam a conservação serão recompensadas financeiramente pelo serviço ambiental prestado. O programa contempla ribeirinhos das Unidades de Conservação e pequenos agricultores que vivem ou usufruem do entorno das UC e assentamentos.

O Governo do Amazonas fez a liberação do lote final do primeiro pagamento do Programa Guardiões da Floresta, em setembro de 2023. Mais de 8,2 mil famílias foram beneficiadas com um total de R$ 9,8 milhões. A iniciativa está inserida no Programa Amazonas 2030, para ser financiado a partir da venda de créditos de carbono.

Unidades de Conservação contempladas

Lote 1: Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã, Cujubim, Mamirauá e Uacari, além das Reservas Extrativistas (Resex) Catuá-Ipixuna e do Rio Gregório. 

Lote 2: Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Negro Setor Aturiá/Apuauzinho, Floresta Canutama, Floresta Tapauá, Resex Canutama e as RDS Piagaçu-Purus, Puranga Conquista, Rio Negro e Uatumã.

Lote 3: Floresta Estadual de Maués, Floresta Estadual do Rio Urubu, RDS Amapá, RDS Canumã, RDS do Juma, RDS Igapó-Açu e RDS Rio Madeira.

Lote 4: Mosaico do Apuí (composto pela Floresta Estadual de Apuí, Floresta de Manicoré, Floresta de Aripuanã, Floresta do Sucunduri, RDS Aripuanã, RDS Bararati e Resex do Guariba).

wc

8,2 mil

Famílias
beneficiadas

panorama

28

 Unidades de Conservação
contempladas

record_voice_over

R$ 9,8 milhões

 em Pagamentos por
Serviços Ambientais

EnvolvidosSema e FAS (agência executora)
TemasServiços ambientais 
StatusEm andamento