Unidades de Conservação

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) realiza a gestão de 42 unidades de conservação (UC), sendo oito de proteção integral e 34 de uso sustentável. São, ao todo, 18.907.378,34 hectares de floresta legalmente protegidos, o que representa 12,13% da área do Estado.

O Amazonas possui 97% da sua cobertura vegetal inteiramente preservada, sendo as Unidades de Conservação espaços privilegiados para a manutenção da floresta em pé aliada à promoção do desenvolvimento sustentável.

As UCs de uso sustentável têm como o objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Já as que compõem o grupo de proteção integral, têm o intuído de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais.

Além de prever a manutenção da floresta e garantir a conservação dos recursos naturais, por meio de políticas públicas, gestão, projetos, monitoramento e áreas protegidas, a Sema também trabalha para a melhoria da qualidade de vida da população que tem no patrimônio florestal o seu maior bem.

Dentro das UC, por exemplo, existem 26.431 famílias em 1.030 comunidades, que recebem suporte da Sema com capacitação, educação ambiental, projetos, entre outras inciativas que visam o seu fortalecimento.

Categorias

Informações gerais sobre as UC (2021)

Decreto de Uso Público das Unidades de Conservação (2021)