Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Amazonas (PPCDQ-AM)

Foto: Antonio Lima/Secom

O Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas Ilegais do Amazonas (PPCDQ-AM) é a política norteadora de diversas ações ambientais do Governo do Estado, a serem desenvolvidas no biênio de 2023 a 2025. Atualmente, o Estado executa a quarta fase do Plano, com meta geral de redução de 10% de desmatamento e de 15% dos focos de calor no estado. 

Entre as medidas previstas estão o fortalecimento institucional dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs), o avanço nos acordos de pesca, o mapeamento das atividades na área de bioeconomia em Unidades de Conservação e áreas de entorno, novas ferramentas de monitoramento ambiental e Plano Tático Integrado de operações.

O Plano inclui os municípios de Maués e Tapauá como áreas prioritárias, além das sete cidades do sul do Amazonas e das outras 13 na Região Metropolitana de Manaus.

O Plano integra ações desenvolvidas por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; da Secretaria de Cidades e Territórios (Sect), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Secretaria de Estado de Produção (Sepror) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas.

Municípios prioritários:

Manaus, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Silves, Itapiranga, Manaquiri e Rio Preto da Eva, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Canutama, Novo Aripuanã, Humaitá, Apuí, Tapauá e Maués.

Reuniões do PPCDQ-AM

EnvolvidosSema, SSP-AM, Ipaam, Sect, Sedecti e Sepror
TemasGovernança ambiental
StatusEm andamento