Cadastro de Protetores

Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores de Animais do Amazonas

Foto: Arthur Castro/Secom

São chamados cuidadores ou protetores todas as pessoas que, de forma frequente, cuidam, alimentam ou acolhem animais de rua, seja de forma definitiva ou para intermediar adoções. São os que providenciam cuidados e procedimentos necessários para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, encaminhando-os para castração, vacinação e demais cuidados.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza um cadastro de todos os protetores ou cuidadores residentes no Amazonas, com o intuito de facilitar o acesso a programas públicos gratuitos, como atendimentos prioritários no Castramóvel e no Hospital Público Veterinário do Estado, que está em fase final de implementação.

Como fazer o cadastro?

Para que seja efetivado o cadastro é necessário ter uma declaração emitida por uma Organização Não Governamental (ONG) protetora de animais, devidamente regulamentada, além da declaração de um veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária, assegurando a prática de cuidados constantes pelo protetor ou cuidador.

Munido das declarações, o interessado deve solicitar um agendamento presencial, por meio do e-mail assbea@sema.am.gov.br, para finalizar o cadastro na sede da Sema, localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3280, bairro Parque 10 de Novembro.

No encontro presencial, o protetor ou cuidador deve apresentar, além das declarações, o CPF, o comprovante de residência e os dados completos do local de acolhimento dos animais, se houver. Também é preciso levar o formulário de cadastro preenchido (baixe aqui).