Recicla, Galera

Destinação de recicláveis e geração de renda

Nascido no Festival Folclórico de Parintins, em 2019, o “Recicla, Galera” consolidou-se como a maior iniciativa do Governo do Amazonas para incentivar a destinação correta de resíduos recicláveis e promover, ao mesmo tempo, a educação ambiental aliada à geração de renda sustentável para catadores de materiais recicláveis. 

O projeto viabiliza a implementação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a doação de equipamentos para melhor estruturar os trabalhos das associações de catadores locais. Na ilha Tupinambarana, também é dada a destinação correta ao isopor das alegorias dos bumbás, o que representava grande gargalo ambiental para o município.

O ponto alto do “Recicla” acontece durante as três noites do Festival, quando as galeras do Caprichoso e do Garantido são convidadas para uma disputa de reciclagem, em que vence a torcida que mais destinar resíduos corretamente. O prêmio? O título de campeão sustentável e investimentos para que a agremiação avance ainda mais em processos sustentáveis.

Em 2023, o projeto foi expandido, ocorrendo pela primeira vez fora da “ilha da magia”, no município de Apuí. A proposta é que a iniciativa seja implementada em outros grandes eventos, em Manaus e, também, no interior do estado.

thumb_up

+ de 9.665 kg

quilos de materiais destinados à reciclagem

archive

51

Pontos de Entrega Voluntária instalados

publish

R$ 115 mil

em equipamentos para estruturar as associações de catadores locais

EnvolvidosSema e Coca-Cola Brasil
ParceirosSecretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sec), Prefeitura de Parintins, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascalpin) e as associações folclóricas do boi Caprichoso e Garantido
TemasGestão de resíduos sólidos e educação ambiental
StatusEm andamento