Monitoramento de Quelônios

Proteção e aumento das espécies nos rios do Amazonas

Foto: Diego Peres/Secom

Dentro do monitoramento da biodiversidade, a Sema realiza o monitoramento contínuo de quelônios, trabalho feito com o apoio de Agentes Ambientais Voluntários (AAV) capacitados pela pasta, de comunitários e, em algumas UC, junto a integrantes do Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

O objetivo geral da iniciativa é garantir a reprodução das espécies de tracajás (Podocnemis unifilis), irapucas (Podocnemis erythrocephala), iaçás (Podocnemis sextuberculata) e tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa), impedindo a captura ilegal e garantindo o aumento de suas populações na natureza.

A atividade inicia-se quando monitores percorrem praias, campinas ou barrancos à procura das covas onde as fêmeas depositam seus ovos durante a descida dos rios. Quando localizadas, as covas são demarcadas e monitoradas até a eclosão dos ovos. Em alguns casos, onde as ameaças são maiores, os ovos são realocados em “berçários”, ambientes que imitam o habitat natural dos animais.

Após o nascimento, os filhotes são colocados em tanques, onde permanecem por mais 60 dias até atingirem um tamanho ideal para serem soltos na natureza em segurança. A soltura é um momento de festa nas UC, reunindo comunitários de todas as idades.

filter_hdr

1,9 milhão

de quelônios devolvidos à natureza
(2018 – 2023)

cloud_circle

23

Unidades de Conservação
envolvidas

UCs com monitoramento:

RDS Rio Negro

RDS Puranga Conquista

RDS Rio Madeira

RDS Mamirauá

RDS Piagaçu Purus

RDS Uatumã

RDS Igapó Açu

RDS do Juma

RDS do Uacari

Parque Estadual Matupiri

Resex do Rio Gregório

Resex Canutama

APA Nhamundá

APA Guajuma

Mosaico do Apuí (nove UCs)

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

Foto: Lucas Silva/Amazonastur