Projeto Putumayo Içá

Manejo integrado

Foto: Divulgação/Ministério do Meio Ambiente da Colômbia

O projeto de Gerenciamento Integrado de Bacias Hidrográficas do Rio Putumayo Içá é uma iniciativa coletiva, realizado pela Wildlife Conservation Society (WCS) e financiada pelo  Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility – GEF) do Banco Mundial.

O objetivo da ação é promover a gestão compartilhada da Bacia Hidrográfica do Rio Putumayo Içá – único rio da bacia amazônica que drena territórios da Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Denominado Rio Içá em seu lado brasileiro, o rio deságua próximo ao município de Santo Antônio do Içá (a 881 quilômetros de Manaus).

O projeto tem duração de cinco anos (08/07/2022 – 07/07/2027), com aporte financeiro que pode chegar a $12.844.037.  O Brasil é o único país que já tem Acordo de Cooperação Técnica firmado com a WCS para implementação do projeto, por meio da Sema. No entanto, é necessário que os demais países (Equador, Peru e Colômbia) estejam com seus acordos institucionais assinados para execução – o que está em tratativas.

Atualmente, está em preparação, por meio da iniciativa, o Manual Operativo do Projeto e o Plano Operativo Anual, para posterior aprovação do Banco Mundial.

EnvolvidosSema, Governo Federal Brasileiro, Colombiano, Equatoriano e Peruano, WCS, ASL, GEF
TemasGestão compartilhada da Bacia do Rio Putumayo-Içá
StatusEm andamento