Agentes Ambientais Voluntários (AAV)
Formação de multiplicadores ambientais em comunidades do Amazonas
Educar para transformar. Esta é a premissa que acompanha o Programa de Agentes Ambientais Voluntários (AAV), realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) ao longo de 15 anos. Com o objetivo de inspirar atitudes coletivas em defesa da natureza, o despertar para a cidadania e o respeito ao meio ambiente, a iniciativa propõe uma jornada de capacitação para formar lideranças comunitárias em Unidades de Conservação (UC) Estaduais, assim como em outras áreas do Estado do Amazonas de relevante interesse de proteção, em especial, as de uso coletivo dos recursos naturais.
O AVV promove uma experiência construtiva, em que o principal foco é transformar comunitários em educadores ambientais e agentes de mobilização social, multiplicando informações e mediando conflitos. É um programa que cria conexão e responsabilidade coletiva, com mais de 2,3 mil comunitários já capacitados desde 2008.
O trabalho envolve, por exemplo, prestar auxílio em atividades de educação ambiental, monitoramento, preservação e conservação da biodiversidade. Por isso, o AAV é uma peça fundamental para o desenvolvimento e para mobilização da comunidade em prol do meio ambiente.
Mais de 2,3 mil
comunitários capacitados desde 2008
1.926
agentes capacitados em Unidades de Conservação Estaduais
1371
agentes credenciados em Unidades de Conservação Estaduais
60
agentes capacitados em Unidades de Conservação Federais
33
agentes capacitados em área de interesse
370
voluntários capacitados em áreas de Acordos de Pesca
35
agentes credenciados em Unidades de Conservação Federais