Sema Amazonas capacita monitores de recursos hídricos e qualidade da água

Evento é parte do plano de capacitação promovido pela Sema com a Agência Nacional de Águas (ANA)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou um curso de capacitação em recursos hídricos, entre segunda e quarta-feira (08 a 10/04), para membros do  Comitê Estadual de Recursos Hídricos (CERH). Com o tema, “Análise de Indicadores da Qualidade da Água”, o evento foi direcionado a órgãos de fiscalização e monitoramento, e membros da sociedade civil.

A ação faz parte do plano de capacitação promovido pela Sema com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), através do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão da Água (Progestão). Foram tratados os fundamentos da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, monitoramento e procedimentos metodológicos do Índice de Qualidade da Água.

“O curso é voltado aos membros do CERH, para mantê-los atualizados e familiarizados com a temática, além de aumentar e fomentar as discussões dentro do comitê e em outras câmaras temáticas. Nesses eventos fornecidos pela secretaria, nós temos a chance de mostrar os nossos trabalhos de monitoramento e gestão”, explicou o gestor da Assessoria de Recursos Hídricos da Sema, Maycon Castro.

Na segunda e terça-feira, foram mostrados os indicadores de qualidade da água. Técnicos da Sema apresentaram dados de monitoramentos feitos pela Secretaria, além de um roteiro de como as informações são coletadas nas amostras de corpos hídricos, métodos de preservação e materiais usados.

“Tivemos a apresentação da parte técnica, explicando os procedimentos usados no monitoramento, na análise de qualidade da água. Estamos encerrando com a apresentação da parte jurídica da legislação de recursos hídricos, bem como os desafios atuais e perspectivas futuras para os recursos hídricos no Amazonas e no Brasil”, explicou o advogado e assessor técnico de recursos hídricos, Aldryn Amaral.

Segundo o assessor técnico de recursos hídricos, Matheus de Paula, o curso foi aberto a todas as áreas que atuam diretamente com a questão de recursos hídricos no Estado, visando capacitar tanto o corpo técnico da Sema quanto agentes públicos.

“Existem parâmetros de qualidade que são físicos, químicos e biológicos. Explicamos os componentes de uma sonda multiparâmetro, como acondicionar as análises, e como aferir esses dados em campo. É muito importante essa capacitação para as pessoas que fazem monitoramento da qualidade da água, e para quem faz o trabalho de fiscalização”, explicou.