Sema capacita 22 novos agentes ambientais voluntários no Careiro Castanho

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Prefeitura Municipal do Careiro, habilitou 22 novos Agentes Ambientais Voluntários (AAV) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açu, no município de Careiro Castanho (a 88 km de Manaus). A atividade foi realizada na zona rural do município e encerrou nesta quarta-feira (09) com a formação dos agentes que atuarão como educadores ambientais na região.

De acordo com o coordenador do Programa AAV, Abraham Benayon, os comunitários capacitados pelo programa estarão aptos a atuar em prol da preservação do meio ambiente nas suas comunidades. “Os moradores capacitados pelo programa serão multiplicadores das ações ambientais. Eles trabalharão repassando informações sobre a legislação ambiental e demais temas”, destacou.

Em 2019, a Sema já realizou atividades de capacitação dos Agentes Ambientais Voluntários nos municípios de Tefé, Carauari, Juruá, Novo Airão, Amaturá, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Santa Isabel do Rio Negro. Ao todo, já foram capacitados 355 novos AAVs.

Combate a queimadas – Na quarta-feira (09), a equipe da Sema esteve com os jovens da Escola Municipal Daniel Conrado, no  Lago do Jurará, sensibilizando os alunos do Projeto Agente Ambiental Mirim do Careiro sobre a campanha de combate às queimadas promovida pela secretaria em todo o estado. Informações sobre o cuidado com o uso do fogo durante o período de estiagem, combate a ilícitos e melhores opções para limpeza de terreno estiveram na pauta.

FOTOS: DIEGO MORGADO/SEMA