Governo do Amazonas fortalece policiamento nas comunidades do Rio Negro com ação integrada das Forças de Segurança
Em reunião com 19 comunidades, por meio de videoconferência, governador Wilson Lima assegurou atuação integrada das Forças de Segurança

O Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Segurança Pública (SSP-AM) e do Meio Ambiente (Sema) promoveu, nesta sexta-feira (25/04) um encontro com moradores de 19 comunidades situadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro. Durante a reunião, o governador do Amazonas, Wilson Lima, que participou por meio de videoconferência, reafirmou o compromisso de manter fortalecida a segurança pública na localidade a partir de ações integradas das Forças de Segurança.
“A gente de imediato fez essa mobilização para dar um pouco mais de tranquilidade para quem mora nessa área e que está fazendo um trabalho que é fundamental de preservação da questão do desenvolvimento sustentável”, destacou o governador Wilson Lima.

O policiamento nas comunidades foi reforçado pela Polícia Militar. As equipes realizam as atividades com apoio de lanchas blindadas e armamentos de ponta. Além disso, de acordo com o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, serão instaladas bases para os policiais militares.
“Pegamos a primeira base e já temos mais duas que estamos buscando também. De modo que, nos próximos 60 dias, toda essa infraestrutura vai estar operando aqui. Um ponto importante: foi conseguido também a diária dos policiais que irão trabalhar de maneira contínua dentro da região”, disse Almeida.
A secretária executiva adjunta da Sema, Fabrícia Arruda destacou a integração entre os órgãos. “Estamos dando continuidade à ação integrada dos órgãos de segurança pública do Estado e os órgãos de meio ambiente, onde foi tratado sobre projetos para o avanço no comando e controle aqui da área, fortalecendo a questão da segurança pública do nosso Estado”, frisou a secretária.
Comunidades aprovam ações
Ao todo, representantes de 19 comunidades participaram do encontro. Todas elas localizadas no rio Negro. A professora Juliana Oliveira, de 36 anos, que é moradora da comunidade de Francisco do Bajaru falou sobre as ações e destacou o comprometimento do governo do estado com a segurança pública dos comunitários.
“Eu tenho certeza que com a segurança pública dentro da nossa reserva e das comunidades, vai melhorar muito os nossos comunitários e a segurança está garantida”, destacou a comunitária.
Para o agricultor Marcos Teixeira, de 54 anos, a integração entre os órgãos garante mais segurança a todos. “Hoje a gente pode voltar para a nossa casa com nossos comunitários e dizer que a gente vai ter uma segurança melhor, né? E para a gente isso é muito importante, para mim foi espetacular”, afirmou o produtor rural.
Agenda de REDD+
A pedido da Associação das Comunidades Sustentável da RDS, a Sema esclareceu aspectos da agenda de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) na Unidade de Conservação. A demanda partiu dos moradores, com o objetivo de trazer entendimento e atualizações sobre a agenda para todos os presentes na reunião.
Fotos: Victor Levy/SSP-AM