Conselho Estadual de Meio Ambiente institui comissão de Resíduos Sólidos

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam) aprovou, nesta terça-feira (28/05), a criação de uma comissão interna para tratar da política de resíduos sólidos. O grupo terá como primeira atividade qualificar e contribuir com a discussão sobre logística reversa no Polo Industrial de Manaus.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, este é um assunto de extrema relevância, principalmente para Manaus e Região Metropolitana, considerando as atividades da Zona Franca de Manaus. A comissão analisará a política vigente, discutirá as alterações necessárias e, em seguida, levará as considerações à plenária para deliberação.

“A Sema desenvolveu a política estadual por meio de um processo participativo, sendo a logística reversa um importante instrumento de desenvolvimento econômico e social que viabiliza o reaproveitamento ou destinação adequada dos resíduos. Por meio da logística reversa é possível monitorar o ciclo de produção, desde a fabricação até a disposição final do resíduo”, explicou.

A comissão instituída pelo Cemaam será composta por nove instituições: Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente do Amazonas (Fopes), Conselho Regional de Biologia – 6ª Região (CRBio-06), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Associação dos Engenheiros Ambientais do Amazonas (Aenabam), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Amazonas (Facea) e Faculdade Martha Falcão (FMF).

A Sema e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) participam de grupo de trabalho sobre logística reversa, liderado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Contas (MPC) do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

FOTO: Ricardo Oliveira/Sema