Em Apuí, ‘Recicla, Galera’ supera 3,8 toneladas de materiais destinados para reciclagem

Projeto de sustentabilidade da Sema espalhou 15 ecopontos pela área da 34ª Exposição Agropecuária (Expoap)

A primeira edição do projeto “Recicla, Galera” em Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus) resultou na destinação correta de mais de 3.825 quilos de materiais recicláveis. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), deu apoio à gestão de resíduos durante a realização da 34ª Exposição Agropecuária do município (Expoap), realizada de 31 de agosto a 03 de setembro.

“Concluímos com sucesso a ação, mostrando que é possível juntar sustentabilidade e geração de renda em qualquer ponto do Amazonas. Esperamos que, com esses resultados, fique o legado de conscientização ambiental e social para os apuienses, bem como o impacto econômico da geração de renda para os catadores”, destacou a secretária executiva adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda.

Criado no Festival Folclórico de Parintins, o “Recicla, Galera” passa por uma fase de expansão, no intuito de promover o descarte correto de resíduos, a educação ambiental e a geração de renda para catadores, também em festejos tradicionais de outros municípios do interior do Amazonas.

Desta forma, o projeto espalhou 15 ecopontos por toda a área do Parque de Exposições de Apuí, que serviram como Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de recicláveis para a população. Além disso, cerca de R$25 mil em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes foram entregues à associação municipal de catadores “Cidade Limpa”.

Todas as 3,8 toneladas de material reciclável foram destinadas à Associação, que fará a venda do material e administração dos resíduos coletados. Os ecopontos entregues ficarão de forma permanente no município, para contribuir com a implementação da coleta seletiva.

“O ‘Recicla, Galera’ é de fato um incentivo para que a Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos funcione, porque ela determina que a responsabilidade sobre a geração e destinação de resíduos é de todos aqueles que estão envolvidos no ciclo de vida do produto, além de propor a redução do volume gerado e o incentivo à reciclagem. Sem contar com o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas e associação de catadores por onde passa”, explicou Ana Mendes, supervisora da Assessoria de Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos da Sema.

Parceiros

Nesta edição, além da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis “Cidade Limpa”, o projeto contou com a parceria da Fazenda Boa Fé, Evergreen, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) e Prefeitura de Apuí.

“O projeto implantado no nosso município é de extrema necessidade, um exemplo para outros municípios do Amazonas e para as gerações futuras de Apuí, que se envolveram no Espaço Ambiental e aprenderam sobre a importância da reciclagem. Estamos muito felizes com os resultados, e parabenizamos todos os envolvidos”, destacou o prefeito do município, Marcos Lise.

Foto: Noir Miranda/Sema