Oficina de capacitação une Meio Ambiente e Segurança Pública para submeter projeto ao Fundo Amazônia

Reunião contou com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a  Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), se reuniu com órgãos de Meio ambiente, Defesa Civil e de Segurança Pública na terça-feira (07/11), na sede da secretaria, para construir um projeto integrado, a ser submetido ao Fundo Amazônia.

A oficina de capacitação iniciou as discussões do plano modelo, expondo as possibilidades e os componentes a serem utilizados para acessar o fundo. O item da Sema será o Comando e Controle, a ser integrado com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Delegacia de Estado de Meio Ambiente (Dema), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Defesa Civil.

“Dentro do PPCDQ, nós trabalhamos três eixos: Comando e Controle, Bioeconomia e Regularização Fundiária. O projeto do Fundo Amazônia agora vem para somar ao programa Floresta Em Pé, com o qual já trabalhamos. Aqui nós objetivamos identificar os problemas, as soluções, para que possamos chegar num denominador entre todos os órgãos”, explicou a secretária adjunta da Sema, Fabrícia Arruda.

Outras discussões a serem incluídas no plano integrado serão ordenamento territorial e fundiário, bioeconomia e produção sustentável, dando prioridade à estruturação do programa de Comando e Controle. A agenda visa aumentar a capacidade de atuação do Estado nos municípios de maior pressão para o desmatamento e as queimadas.

Investimento internacional

Segundo o consultor do Banco KFW, braço doador do governo alemão, Luís Piva, Amazonas e Pará possuem disponíveis, cada um, 13 milhões de euros para montar um projeto de combate ao desmatamento, comando e controle e bioeconomia.

“Estamos aqui para escrever a proposta do Amazonas para submeter, aprovar e começar a executar ano que vem. Precisamos verificar os pontos de interlocução para que não haja sobreposição de esforços, e assim termos produtividade nas propostas”, declarou.