Reunião com delegados do GCF no México marca início da construção do Manaus Action Plan

Plano de ação guiará os próximos anos da força-tarefa de Governadores para o Clima e Florestas

A força-tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (do inglês, GCF Task Force) deu início a uma série de reuniões que servirá para a elaboração do Manaus Action Plan (MAP) – ou “Plano de Ação de Manaus”. O documento visa nortear as ações globais dos países membros para proteger as florestas e o clima; e está sendo construído em reuniões regionais, em substituição à Reunião Anual da rede, que seria realizada em Manausno ano passado.

reunião inaugural de construção do MAP foi comandada pelos delegados do México, na segunda-feira (28/06), e contou com a participação do Governo do Amazonas, na figura do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, representando o atual presidente da força-tarefa, o governador do Amazonas, Wilson Lima.

“Esse momento é muito importante, pois o Manaus Action Plan é um documento norteador em nível global, que irá se transformar em garantia de políticas públicas adequadas para a conservação das florestas, para a redução dos impactos das mudanças climáticas, com significativos impactos na qualidade de vida das populações tradicionais e na redução da pobreza nessas áreas”, disse.

Manaus Action Plan seria lançado durante a 12ª Reunião Anual do GCF, que teria, originalmente, a capital amazonense como sede, em maio de 2020. É por esse motivo, inclusive, que o documento leva o nome da cidade. Entretanto, a pandemia da Covid-19 resultou na suspensão do evento e na construção de um novo arranjo para consolidar o plano de ação da força-tarefa.

Desta forma, a fase de execução participativa do plano ocorre por meio de reuniões regionais, em que cada país membro do GCF irá registrar suas visões e perspectivas, com base nas suas particularidades, a fim de construir, ao final dos encontros, um Plano Global de soluções inovadoras para as florestas, a sociedade e a economia verde.

“Ele vai definir o planejamento operacional futuro dessa rede e a gente espera, com isso, poder aumentar a captação de recursos para o desenvolvimento sustentável dessas regiões”, completou Taveira, que também atua no GCF como o presidente do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal.

Na segunda (28/06), Yucatán (estado mexicano) foi escolhido como vice-presidente da Reunião Anual e será o líder na elaboração do Manaus Action PlanOs próximos países a fazer reuniões para a construção coletiva do plano global são o Peru, Indonésia, Colômbia e Equador.