Sema participa de oficina com Banco KfW para dar início à execução do Programa Floresta em Pé
Iniciativa poderá alcançar até 13 milhões de euros para ações de combate ao desmatamento e fomento à bioeconomia
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou, nesta segunda-feira (20/05), da 2ª Oficina do Programa Floresta em Pé Amazonas. O projeto tem o objetivo de investir em ações estratégicas nos eixos de combate ao desmatamento e queimadas, e fomento à bioeconomia.
Em 2023, o estado aprovou a iniciativa junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão KfW, que viabilizará 13 milhões de euros do Fundo Floresta para sua execução. O Fundo faz parte do programa de Florestas Tropicais do KfW, com financiamento do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a Oficina pretende alinhar quais são as entregas de contrapartida que o Governo do Estado deve efetivar para que o KFW inicie o repasse dos recursos para o projeto.
“O principal compromisso do Estado é o fortalecimento de algumas agendas dentro das pautas de comando e controle, e bioeconomia. Então estamos desenhando aqui quais serão as entregas de contrapartida que o Governo vai fazer para que, durante os três anos de duração do Programa, o KfW possa estar liberando automaticamente os recursos para a execução do plano,” destacou.
O gerente de portfólio do KfW, Klaus Köhnlein, esteve presente no evento. Ele explica que a oficina é a última de uma série de encontros para preparação do Floresta em Pé, com os últimos acordos a serem pactuados até esta terça-feira (21/05), também junto à Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que é a agência implementadora da iniciativa.
“Temos que assinar alguns documentos para efetivação desse projeto e temos algumas discussões técnicas também para definir alguns pontos da proposta que o Estado apresentou. A gente quer sair daqui com tudo pronto para já passar para a implementação. Esse é um encontro de arranque e a gente espera que, no segundo semestre, a gente já possa começar com a implementação efetiva”, destacou.
Neste fim de semana, a delegação do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW esteve em visita técnica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, para conhecer as propostas de projetos de bioeconomia já implementadas nas Unidades de Conservação do Estado.
Durante a tarde, o grupo participou de um encontro com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para alinhar mais tratativas sobre a implementação do programa. Mais tarde, o grupo visitou o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Sobre o projeto
O Programa Floresta em Pé é fruto de cooperação financeira entre os governos da Alemanha e do Brasil por meio do KfW Banco de Desenvolvimento e implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Tem por objetivo contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento valorizando a floresta amazônica em pé por meio da promoção da bioeconomia, do apoio no controle do desmatamento e do fortalecimento da governança ambiental nos estados do Amazonas e Pará.