Sema realiza oficina de sabão com óleo reciclado
Atividade ressalta importância de fazer o descarte correto do óleo usado
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, na sexta-feira (07/07), a segunda Oficina de sabão com óleo de cozinha. A atividade foi promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental (Nuedam), junto a Assessoria de Recursos Hídricos (Asshid), ministrada pela artesã Eliane Alves Cardoso.
Durante a oficina, servidores da Sema, comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, moradores do município de São Gabriel da Cachoeira, além de participantes externos, aprenderam o passo a passo de como produzir seu próprio sabão, a partir do óleo de cozinha descartado.
A atividade teve dois momentos. O primeiro foi a palestra sobre a conscientização do descarte correto do óleo de cozinha, na qual a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri, explicou quais destinos o óleo pode ter após utilizado, ressaltando a importância de não deixar esse resíduo ir parar no meio ambiente.
“É importante conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado, uma vez que ele tem um grau elevado de degradação. Então, a oficina se propõe a ensinar os participantes como fazer seu próprio sabão caseiro a partir desse óleo, que além de contribuir pro meio ambiente também pode ser uma alternativa de geração de renda”, ressaltou.
O segundo momento foi a aula ministrada pela artesã Eliane Alves Cardoso, que ensinou o passo a passo de como fazer o sabão caseiro a partir do óleo de cozinha, apresentando os ingredientes necessários para a produção. Em seguida, a ministrante fez o produto com os participantes da oficina, e demonstrou como utilizá-lo.
O processo de transformação do óleo em sabão é conhecido como saponificação. A saponificação ocorre quando uma substância gordurosa, como o óleo de cozinha, reage com uma base forte, como a soda cáustica (hidróxido de sódio), resultando na formação de sabão.
Descarte correto
Desde junho deste ano, a Sema tornou-se um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. As entregas podem ser realizadas, das 8h às 17h, na sede da secretaria, localizada na Avenida Mário Ypiranga, 3280, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.