Sema realiza oficinas participativas para revisão do Plano de Gestão da RDS Mamirauá

Trabalho realizado em três municípios visa garantir a participação comunitária e da qualidade de vida dos moradores

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, entre o dia 30 de julho e esta terça-feira (06/08), as oficinas de planejamento participativo para revisão do Plano de Gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá. As oficinas foram realizadas em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), Fonte Boa (a 678 quilômetros) e Jutaí (a 51 quilômetros da capital). 

Segundo a assessora técnica do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), Ana Cláudia Leitão, após as oficinas, o próximo passo é consolidar o Plano e apresentá-lo para o Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC), a fim de obter a autorização.

“Planos de gestão precisam ser revisados para garantir que a gestão da UC atenda aos seus objetivos de criação e garanta os modos de vida tradicionais da população. O objetivo dessas oficinas é a participação da sociedade nessa revisão, por meio da coleta de contribuições para definição do zoneamento da Reserva, debate das regras de uso, e validação das linhas de programas a serem desenvolvidos”, explicou.

A revisão do Plano de Gestão da RDS Mamirauá iniciou há cerca de um ano. O projeto está na quarta etapa de oficinas, na qual são realizadas reuniões participativas com os atores sociais vinculados à Reserva. Participaram das oficinas órgãos do Governo do Estado, instituições de pesquisa e de assistência técnica diretamente envolvidas com projetos na Unidade de Conservação, lideranças comunitárias dos setores e das comunidades ribeirinhas da RDS. 

Plano de Gestão

O Plano de Gestão é o documento que rege o uso de uma Unidade de Conservação. É ele que estabelece as regras do que é permitido ou não na área da Reserva, quais áreas serão destinadas exclusivamente para conservação integral, bem como organiza como cada espaço poderá ser utilizado pelas comunidades.

O Plano também traz os programas a serem desenvolvidos no território, que estabelecem atividades para aprimoramento das cadeias produtivas existentes, desenvolvimento da educação ambiental e difusão das informações sobre a reserva, linhas de pesquisa e conhecimento a serem gerados para a Unidade, entre outras ações estratégicas para a área. 

FOTOS: Divulgação/Sema