Submissão de trabalhos para VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa encerra nesta sexta-feira (25/10)

Evento será seriado em Manaus, entre os dias 21 e 25 de julho de 2025

A VIII edição do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa – EA Lusófono, será realizado entre os dias 21 e 25 de julho de 2025 em Manaus/AM. O VIII EA Lusófono é uma iniciativa coordenada pela Rede Lusófona de Educação Ambiental, Órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental e Governo do Estado do Amazonas. O congresso reunirá representantes dos governos e da sociedade civil em torno do debate sobre a Educação Ambiental nos países e nas comunidades de Língua Portuguesa.

Os congressos anteriores foram sediados na Galícia (2007), no Brasil (2013), em Portugal (2015), São Tomé e Príncipe (2017), Guiné Bissau (2019), Cabo Verde (2021) e Moçambique (2023). Nesta edição do Congresso o tema central será Educação Ambiental e Ação Local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver, a fim de fomentar o amplo diálogo e o compromisso na cooperação entre os países e comunidades da lusofonia, fortalecendo a Educação Ambiental que incida nas negociações internacionais, comprometida com a concretização, dentre outros, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e do Acordo de Paris para a transição de sociedades ambientalmente responsáveis e socialmente justas. Os resultados desse evento poderão contribuir nos debates a serem realizados na COP30 (Belém/2025), especialmente no que se refere as ações da sociedade civil para o enfrentamento da crise climática global.

As inscrições começaram em 20 de setembro, e o período para submissão de trabalhos se iniciou nessa mesma data, seguindo até 25 de outubro de 2024. Para mais informações, acesse: https://www.ealusofono.org/ na aba “Como Participar”.

A iniciativa conta ainda com as seguintes parcerias: Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA), Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).