Técnicos ambientais participam de capacitação do Programa Arpa, no Rio de Janeiro
Colaboradores do projeto “Fortalecendo a Consolidação do Sistema Estadual de Unidade de Conservação do Amazonas” estão participando, até esta sexta-feira (24/05), de um curso sobre procedimentos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), voltado para os gestores de Unidades de Conservação (UC). A capacitação é realizada na sede do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio), no Rio de Janeiro.
O curso é promovido pelo Funbio e visa fortalecer a atuação do trabalho nas áreas de conservação, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades).
De acordo com o técnico de Conservação Ambiental, Jailson Freire, a capacitação potencializa os resultados do trabalho, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável em UC.
“Este curso possibilitará que os gestores das UCs do Amazonas possam acessar e gerenciar os recursos do Programa Arpa, por meio dos Planos Operativos Anuais, de forma mais eficiente e transparente aos doadores do Funbio. Ele potencializa ainda a efetividade das ações da gestão das Unidades de Conservação”, ressaltou.
Conservação ambiental – O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Sema, é responsável pela gestão de 42 unidades de conservação, sendo oito de proteção integral e 34 de uso sustentável, totalizando 18.907.378,34 hectares de floresta legalmente protegidos. Com auxílio do projeto Aades, a Sema tem apoio de corpo técnico para ampliar as ações de proteção e conservação da vegetação nativa.
FOTOS: Divulgação