Venda de produtos sustentáveis na Expoagro garante mais de R$ 15 mil para Unidades de Conservação
Oito Unidades de Conservação tiveram produções expostas no evento, que ocorreu de 28 de agosto a 4 de setembro, em Manaus
A venda de produtos da sociobiodiversidade na 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) arrecadou um total de R$15.472,25 para oito Unidades de Conservação (UC), sob gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O evento ocorreu entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro, no Kartódromo da Vila Olímpica, em Manaus.
O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (12/09) pela Sema, que manteve, durante os oito dias de evento, um espaço 100% destinado para comercialização de produtos sustentáveis, de cadeias produtivas provenientes de reservas estaduais de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e Extrativistas (Resex).
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a quantia será integralmente revertida para as comunidades. “A Expoagro é uma excelente vitrine do interior do Amazonas e buscamos trazer para este espaço, também, as atividades sustentáveis realizadas nas nossas Unidades de Conservação, aliando geração de renda e conservação da floresta”, disse.
Participaram do evento algumas das Unidades de Conservação com cadeias produtivas mais consolidadas entre as áreas protegidas do Estado, entre elas a RDS Rio Negro, Rio Amapá, Uacari, Juma, Puranga Conquista, Amanã, Uatumã e Resex Rio Gregório.
As comunidades dispuseram de uma notável variedade de produtos sustentáveis para abastecer os seus estandes na tradicional feira do evento. Quem compareceu pôde conferir desde produtos alimentícios até biocosméticos, fitoterápicos, artesanatos de madeira, fibras naturais, além de outros materiais não madeireiros.
FOTOS: Divulgação/Sema