Festival de Parintins 2024: Festa dos Visitantes terá Ecopontos do ‘Recicla, Galera’ para destinação correta de recicláveis

Pontos de Entrega Voluntária vão estar espalhados pela pista. Materiais vão gerar renda para mais de 40 catadores

Além de ocupar praças, avenidas e diversos pontos turísticos de Parintins (a 369  quilômetros de Manaus), os Ecopontos do “Recicla, Galera” também vão invadir a Festa dos Visitantes 2024. Nesta quinta-feira (27/06), o público presente no Bumbódromo poderá descartar corretamente seus resíduos recicláveis e contribuir com a geração de renda para mais de 40 catadores vinculados ao projeto.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e pelo Sistema Coca-Cola Brasil. Os Ecopontos vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de latinhas, copos de plástico, garrafas PET e demais materiais, gerados a partir do consumo do público.

“A Festa dos Visitantes no Bumbódromo já se firmou como o grande evento de boas-vindas do Governo do Estado e nada mais natural que também incluir a maior ação de sustentabilidade da ilha, que é o ‘Recicla, Galera”, disse o secretário de estado de Cultura, Marco Apolo.

Os Ecopontos vão estar espalhados na área da pista, ao redor do palco 360º, montado para receber a apresentação de artistas locais e atrações nacionais. Para a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, a expectativa é que a participação do “Recicla” na Festa dos Visitantes gere um incremento significativo aos materiais a serem destinados à Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

“Todo o trabalho que fazemos é pelo meio ambiente e, também, para incentivar a geração de renda sustentável de mais de 40 profissionais da Ascalpin, que são peças fundamentais para que o ‘Recicla’ continue crescendo e ampliando as frentes de ação”, destacou.

Ecopontos

Desde o início da semana, outros Ecopontos foram instalados por toda a cidade, para estimular a destinação correta de resíduos recicláveis durante o 57º Festival de Parintins. Os locais escolhidos para a instalação dos ecopontos incluem o Aeroporto, a Avenida Amazonas, o Canoeiros Bar, o Balneário Canta Galo, a orla de Parintins, a Coroa’s Peixaria, o PAC, o Porto, a Praça da Catedral, a Praça da Liberdade, a Praça Digital, a Praça do Mercado, a Praça dos Bois, o Estádio Tupy, a Praça do Japonês, Praça da Onça e outros pontos.

A localização exata de cada ecoponto pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/3VDCIBL.

Sobre o Recicla, Galera

O projeto ‘Recicla, Galera’ é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sema, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus.

O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Sebrae, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.

Foto: Mauro Neto/Secom