Sema participa de Encontro Nacional de Educação Ambiental, em Brasília

Evento reuniu Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental de todo o país, para discutir políticas integradas de educação ambiental

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou, de 31 de julho a 3 de agosto, do Encontro Nacional das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental, em Brasília. O evento reuniu representantes de todos os estados para debater sobre as políticas públicas de educação ambiental no país.

O encontro marcou a retomada das atividades integradas das Comissões Estaduais, que ficaram suspensas nos últimos anos. A proposta da reunião é reforçar o compromisso dos estados com práticas sustentáveis, estimulando diálogos construtivos e iniciativas que ampliem a educação ambiental.

A Sema participou como membro integrante da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas (Ciea), que neste ano está sendo presidida por representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. As duas pastas alternam anualmente a presidência do colegiado. Desta forma, a Sema atuará como gestora em 2024.

“Esse é um encontro essencial para retomarmos os debates sobre a pauta de educação ambiental, de forma integrada aos demais Estados. Foi proporcionando um espaço de diálogo, troca de experiências, em que ouvimos relatos da atuação das demais Ciea, auxiliando numa atuação mais ordenada e ampla no país”, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Maria Edilene Neri.

Para retomada dos encontros das Comissões, a temática principal discutida foi a gestão de recursos hídricos. Desta forma, o evento integrou o Encontro Nacional sobre Água, Educação e Meio Ambiente, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

As atividades incluíram palestras, mesas-redondas, debates, sessões práticas e oportunidades de interação entre os estados. Além disso, foi realizada uma visita técnica à sala de situação da ANA.

Além de representantes da Sema, da Secretaria de Educação e do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) também houve a participação dos representantes do  Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Universidade do Estado do Amazonas (Profágua/UEA).

Sobre a CIEA

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Amazonas (Ciea-AM) é um colegiado criado como instrumento de enraizamento da Educação Ambiental no Estado. O objetivo do grupo é planejar, coordenar, acompanhar e avaliar a execução da pauta no estado, além de articular ações com instituições federais e municipais, a fim de fortalecer seus trabalhos.

A Ciea-AM é composta por 39 instituições. Além da Sema e da Secretaria de Educação, que atuam como presidentes em anos alternados, participam instituições de ensino e pesquisa, organizações não-governamentais ambientalistas, movimentos sociais e associações, além de entidades e representantes de instituições municipais, que desenvolvam ações em educação ambiental, instituições federais e o setor empresarial.